Yoga. Como e quando começar?


Oi gente, tudo bom com vocês?
Quando digo que pratico Yoga ou alguém comenta sobre uma certa foto postada em alguma rede social minha, sempre vem a avalanche de perguntas.
  • Você começou com que idade?
  • É mais fácil para você que é nova, mas e para os mais velhos, dá para fazer?
  • Em que lugar tu faz? Escola?
  • Emagrece? Ajuda na definição muscular?
  • Contraindicações?...
E por ai vai. São inúmeras as dúvidas que surgem sobre esse assunto. Muitas pessoas vêem a Yoga como um bicho de sete cabeças, coisa que não é. Acredite!
Existem muitas variações de Yoga, (veremos isso em breve aqui no blog) e cada estilo funciona de uma forma diferente no corpo e na mente.

Respondendo as grandes perguntas...

Eu pratico á cerca de 4 anos (apesar de estar parada por uns meses). Já havia experimentado antes porém não gostei na época. Eu era muito nova e não sabia do leque de benefícios e aprendizados que estava perdendo.
Eu comecei meio que do nada, depois de perder 20 kg, eu comecei a criar o hábito de buscar inspirações e motivações, em uma dessas buscas, ao acaso, acabei caindo em um canal no Youtube (não me lembro qual) no qual tinha um vídeo de meditação chamada So Ham, naquele momento eu mudei meus pensamentos.
A Yoga chegou algumas semanas depois, eu fui pesquisar e nem sabia que tinha tanto dinamismo entre o corpo e a mente em algumas determinadas práticas.

Eu acredito hoje, que qualquer pessoa possa fazer, com muita força de vontade e mente aberta para aceitar o que vier.
Virá dores musculares (isso dependerá da modalidade escolhida), suor, pesquisa, desenvolvimento espiritual e corporal. Só haverá benefícios.
Já vi crianças, idosos, gordinhos, magrelas, homens, mulheres... e disso tirei que qualquer um pode praticar SIM! Mas é sempre bom procurar um profissional da medicina para orientar e fazer exames para verificar se há restrições.


Eu pratico em casa, na praia, no parque, onde dá. Não faço em nenhum lugar que tenha instrutor, não gosto muito de fazer com pessoas em volta e ninguém falando o próximo asana (como são chamadas as posições.)

Eu até acho que ajuda no emagrecimento mas isso tem que vir com uma alimentação equilibrada, comer só chocolate e fast food não ajuda em nada né?!
No meu caso, não procurava isso, comecei mais pelos benefícios que eu fui notando.
Ajuda na definição muscular? Depende muito da modalidade escolhida como falei antes.  Existe tanto para apenas equilíbrio mental e espiritual quanto uma junção de ambos com exigências do corpo.

Como disse antes, as contra indicções existem para qualquer exercício físico, vai depender do teu estado de saúde. Apenas com exames para saber quais as suas condições cardíacas e corporais. Meu maior conselho é procurar ajuda médica se houver qualquer dúvida, menor que seja.

Espero que tenha ajudado, se tiver mais dúvida é só perguntar. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário